Pular para o conteúdo principal

a invasão humana.

A Invasão Humana

A Invasão humana tem inicio há 5 milhões de anos atrás, quando surge nas florestas africanas o Australopithecus ( primeiro macaco bípede que se conhece ), ao adaptar-se à diversas eras glaciais juntamente com há adesão de carne em sua alimentação evolui para novas espécies entre as quais um possível ancestral do homem o Homo erectus, que ao aprender a controlar o fogo, dá inicio a formação de espécies humanas capazes de habitar locais nunca antes pisados por hominídeos, há cerca de 1 milhão de anos os Homo erectus migram para fora da África e conquistam a Europa e a Ásia e acredita-se que os Homo erectus europeus deram origem aos Homo neandertalensis e os africanos deram origem ao Homo sapiens, que por sua vez migraram para fora da África, levando a extinção aos Homo erectus ao chegarem na Ásia e aos Homens de Neandertal ao chegarem na Europa, veja mais clicando na tabela abaixo...
________________________________________
Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:
Australopithecus

Homo erectus

Homo ergaster

Homo floresiensis

Homo habilis

Homo heidelbergensis

Homo neanderthalensis

Homo sapiens

Paranthropus boisei



Eras, Períodos e Épocas Geológicas
Pré-Cambriano ( vai de 3,8 bilhões à 540 milhões de anos atrás)
Hadeano ( vai de 3,8 bilhões à 3,5 bilhões de anos atrás)
Arqueano ( vai de 3,5 bilhões à 2,5 bilhões de anos atrás)
Proterozóico ( vai de 2,5 bilhões à 650 milhões de anos atrás)
Vendiano ( vai de 650 milhões à 540 milhões de anos atrás)
Obs.: Período de formação da Terra.

Era Paleozóica ( vai de 540 milhões à 245 milhões de anos atrás)
Cambriano ( vai de 540 milhões à 490 milhões de anos atrás)
Ordoviciano ( vai de 490 milhões à 440 milhões de anos atrás )
Siluriano ( vai de 440 milhões à 408 milhões de anos atrás )
Devoniano ( vai de 408 milhões à 360 milhões de anos atrás )
Carbonífero ( vai de 360 milhões à 286 milhões de anos atrás )
Permiano ( vai de 286 milhões à 245 milhões de anos atrás )
Obs.: Início da Vida na Terra.

Era Mesozóica ( vai de 245 milhões à 65 milhões de anos atrás)
Triássico ( vai de 245 milhões à 208 milhões de anos atrás )
Jurássico ( vai de 208 milhões à 144 milhões de anos atrás )
Cretáceo ( vai de 144 milhões à 65 milhões de anos atrás )
Obs.: "Era dos Dinossauros"

Era Cenozóica ( vai de 65 milhões de anos atrás até os dias de hoje)
Terciário:
Paleoceno ( vai de 65 milhões à 58 milhões de anos atrás )
Eoceno ( vai de 58 milhões à 34 milhões de anos atrás )
Oligoceno ( vai de 34 milhões à 23 milhões de anos atrás )
Mioceno ( vai de 23 milhões à 5 milhões de anos atrás )
Plioceno ( vai de 5 milhões à 2 milhões de anos atrás )
Quaternário:
Pleistoceno ( vai de 2 milhões de anos à 11 mil anos atrás )
Holoceno ( vai de 11 mil anos atrás até os dias de hoje )
Obs.: "Era dos Mamíferos"

Eras Futuras ( Teorias Baseadas na Deriva Continental e Evolução das Espécies. )
50 milhões de anos no futuro
100 milhões de anos no futuro
200 milhões de anos no futuro

Pré-História

Pré-História, História e Arqueologia
O conceito de Pré-História e Arqueologia

Pré-história, História e Arqueologia
Antes de ± 3.000 a. C. não existiam testemunhos escritos, o que torna muito mais difícil, descobrir o que realmente se passou. É aqui que a arqueologia entra em cena. A partir dos elementos encontrados durante as escavações de aldeias, cidades e portos muito antigos, os arqueólogos podem imaginar como teriam vivido os povos do passado. Os elementos encontrados incluem geralmente casas, utensílios agrícolas e outros, ornamentos, cerâmica, jóias e moedas, e todos eles podem dizer ao arqueólogo, alguma coisa acera do modo como viviam os seus possuidores.
Porém, as pessoas nem sempre tiveram jóias, moedas, armas e cerâmica. Nem sempre viveram em casas. Os povos muito primitivos, poucas coisas possuíam e, as que tinham, eram provavelmente feitas de materiais naturais, como a madeira, as peles de animais, as fibras vegetais e a casca das árvores. Acontece que estes materiais decompõem-se e desaparecem com o tempo. Por isso, quando o arqueólogo depara-se com povos muito primitivos, tem de voltar-se para o escasso testemunho dos utensílios de pedra e dos ossos conservados nas rochas sob a forma de fósseis.
________________________________________
O conceito de Pré-História e Arqueologia
Podemos afirmar com alguma certeza que quando nos referimos à história, estamos nos referindo aos últimos 5000 anos da humanidade, o período por ele compreendido representa, na melhor das hipóteses, certa da centésima parte da existência do homem em nosso planeta. A arqueologia examina um período muito maior que o período apresentado pela história.
Auxiliada pela arqueologia , a história com seu prelúdio, a pré-história, torna-se uma continuação da história natural. A história natural estuda nos registros geológicos, a evolução das várias espécies de criaturas vivas, como resultado da seleção natural - a sobrevivência e a multiplicação daqueles fisicamente adaptados ao seu meio. O ser humano é a última grande espécie a surgir, e nos registros geológicos, seus registros fósseis são encontrados nas camadas superiores, e, neste sentido ele é o produto mais alto daquele processo. A pré-história acompanha a sobrevivência e multiplicação dessa espécie, graças ao aperfeiçoamento do equipamento artificial e transferível que assegura às sociedades humanas a adaptação ao meio e desse meio à elas. A arqueologia traça esse mesmo processo nas épocas históricas, com o auxílio complementar dos registros escritos mesmo nas regiões em que o despontar da história escrita se tenha retardado.
Nossa espécie, conseguiu sobreviver e multiplicar-se principalmente pelo aperfeiçoamento de seu equipamento. Tal como ocorre com outros animais, é sobretudo por meio de seu equipamento que o homem atua sobre o mundo exterior, e reage em função dele, obtém seu sustento e escapa aos perigos, em linguagem técnica, adapta-se ao seu meio, ou mesmo ajusta o meio às suas necessidades, o equipamento do ser humano, porém, difere significativamente dos recursos utilizados pelos outros animais, que os transportam em si mesmos, como parte do corpo. O coelho tem patas adequadas para cavar, o leão tem garras e dentes p/estraçalhar sua caça. O homem não dispõe de quase nenhum equipamento desse gênero e perdeu mesmo alguns recursos, que lhe eram naturais nas épocas pré-históricas. Foram substituídos por instrumentos, órgãos não corporais que fabrica, utiliza e despreza, segundo suas conveniências.
Os métodos científicos de pesquisa arqueológica, em campo, tem-se desenvolvido muito, desde 1945. Existem dois grupos principais de equipamentos, embora outros tipos já estejam desenvolvidos. Os grupos principais são:
- Medidor de resistividade
- Magnetômetro, como o magnetômetro de prótons, e o gradiômetro de prótons.
O Medidor de Resistividade baseia-se no fato de que o solo pode conduzir eletricidade; solos ou rochas diferentes apresentam condutividade também diferente. É claro que sondas ligadas à um medidor colocado no solo indicarão certa dose de fluxo elétrico na terra comum, mas registrarão algo diferente se um muro soterrado ou uma antiga vala, agora cheia alterarem a resistividade do solo.
O Magnetômetro é um instrumento sofisticado que tem sido muito útil na detecção de ferro soterrado, de antigos fornos e de montes de sucada em certos tipos de solo. O magnetômetro detecta anomalias ou contrastes entre o campo magnético de um local situado acima ou perto de um objeto ou de um forno, enterrado abaixo da superfície. Este instrumento é muito sensível e pode detectar uma diferença no campo, na proporção de 1 para 70000. Esta alta sensibilidade pode ser inconveniente: um canivete ou um molho de chaves no bolso de uma pessoa, é capaz de acarretar um erro na leitura. Um carro, um trem um poste elétrico também poderão acarretar erros.
Além destes equipamentos, o arqueólogo ainda pode se guiar por pistas, botânicas, nomes etc.
________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinaldo: Entenda o debate legal sobre o marco temporal; fala-se muita b...

PEIXE GRANDE! EMPRESÁRIO BOLSONARISTA EMPAREDADO NA CPMI! CHOROU! BOLSON...

RÉULATOR: SÂMIA BOMFIM DETONA RICARDO SALLES APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA | D...