Pular para o conteúdo principal

DITADURA E DEMOCRACIA

A democracia é um regime onde é permitido que os cidadãos participem da política, isto é, através de votos para a eleição de representantes, dão suas opiniões, seja de maneira direta ou indiretamente.

Este regime pode ser encontrado em sistema parlamentarista (que depende do apoio direto ou indireto do parlamento(congresso) para ser constituído; presidencialista (tem como chefe de governo e estado o Presidente, caso do Brasil), republicano (uma forma de governo na qual o presidente é escolhido pelo povo para ser o chefe de país) ou monárquico (um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação).

A principal característica da democracia é a figura do povo como centro de onde emana o poder, isto é, o os cidadãos tem direitos e deveres dentro da sociedade, sendo que há dois tipos de democracia: a direta e a indireta ou democracia pura (o povo expressa sua vontade através de voto direto em cada assunto de maneira particular) e democracia representativa (o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes (vereadores, deputados e senadores)

Já a ditadura é completamente o inverso da democracia, é um regime político onde o governante não responde a lei ou/e não possui legitimidade relacionada a escolha popular e a população não é vista com direitos de cidadania. A população é obrigada a realizar tudo o que o Governo desejar sem reclamações e sem opiniões. Pode ser de Direito ou de Esquerda, como na China, países da Africa, Oriente Médio e Ásia. Direito a voto? Não existe, em regra.

O Brasil sofreu com duas ditaduras: A de Getúlio Vargas,chamada de Estado Novo, entre 1937 e 1945 e a Civil-militar, entre 1964 e 1985.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinaldo: Entenda o debate legal sobre o marco temporal; fala-se muita b...

PEIXE GRANDE! EMPRESÁRIO BOLSONARISTA EMPAREDADO NA CPMI! CHOROU! BOLSON...

RÉULATOR: SÂMIA BOMFIM DETONA RICARDO SALLES APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA | D...