Pular para o conteúdo principal

Oscar Niemeyer




Oscar Niemeyer
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Oscar Niemeyer

Niemeyer 2008
As informações pessoais
Nacionalidade Brasil
Nascido 15 de dezembro de 1907 (103 anos)
Rio de Janeiro , Brasil
Trabalho
Edifícios Edifício Copan
Congresso Nacional do Brasil
Projetos Sede das Nações Unidas
Cidade de Brasília
Design Catedral de Brasília
Prêmios 1988 Prêmio Pritzker
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (nascido em 15 de dezembro de 1907) é um brasileiro arquiteto internacional especializada em arquitetura moderna . Ele é um pioneiro na exploração das possibilidades formais do concreto armado apenas com o seu impacto estético.
Seus edifícios são muitas vezes caracterizada por ser espaçoso e expostos, mistura de volumes e espaços vazios para criar padrões convencionais e, muitas vezes apoiado por pilotis . Ambos louvado e criticado por ser um "escultor de monumentos", [1] , ele foi elogiado por ser um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. [2] Seus trabalhos incluem edifícios públicos projetados para a cidade de Brasília , ea sede das Nações Unidas em Nova York (com outros).
" Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura e inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual - a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, no corpo da mulher amada. "
Conteúdo [hide]
1 Início da vida
2 Primeiros trabalhos
3 O projeto da Pampulha
4 Os anos 1940 e 1950
5 Exílio e projetos no exterior
Seis anos 1980 a 2000
7 2002 para apresentar
8 Crítica
9 Veja também
10 Referências
11 Ligações externas
[ editar ]Início da vida

Oscar Niemeyer tomou seu sobrenome judeu alemão a partir de uma avó com raízes em Hannover. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1907, em Laranjeiras, bairro, numa rua que mais tarde receberia o nome de seu avô. Ele passou sua juventude como um típico jovem carioca da época: boêmio e relativamente despreocupados com o futuro dele. Ele concluiu o ensino secundário aos 21 anos. No mesmo ano, casou-se com Annita Baldo , filha de italianos imigrantes de Pádua . Eles têm uma filha, Ana Maria, cinco netos, treze bisnetos e quatro tataranetos.
Ele começou a trabalhar em seu pai casa tipografia e entrou na Escola de Belas Artes (Brasil), onde se formou como engenheiro arquiteto em 1934. Na época, ele tinha dificuldades financeiras, mas decidiu trabalhar sem remuneração no estúdio de arquitetura de Lúcio Costa e Carlos Leão . Sentia-se insatisfeito com a arquitetura que ele viu na rua e acreditava que poderia encontrar uma carreira lá.
Em 1945, ingressou no Partido Comunista Brasileiro , e em 1992 ele se tornaria presidente desse partido. Niemeyer era um menino na época da Revolução Russa de 1917 , e pela Segunda Guerra Mundial, tornou-se um jovem idealista. Durante a ditadura militar do Brasil, seu escritório foi invadido e ele foi forçado ao exílio na Europa. O ministro da Aeronáutica da época teria dito que "lugar de arquiteto comunista é Moscou . " Ele visitou a União Soviética se reuniu com diversos líderes socialistas e se tornou um amigo pessoal de alguns deles., Fidel Castro disse certa vez: "Niemeyer e eu somos os últimos comunistas deste planeta".
[ editar ]Primeiros trabalhos

Em 1936, aos 29, Lúcio Costa foi nomeado pelo ministro da Educação, Gustavo Capanema, como o arquiteto da nova sede do Ministério da Educação e Saúde Pública no Rio de Janeiro . Em 1939, Niemeyer assumiu a liderança da equipa de arquitectos (Lúcio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos e Oscar Niemeyer, com Le Corbusier, atuando como um consultor) responsável pelo Ministério que assumiu a tarefa de moldar o "Homem Novo, Brasileiro e Moderno" (novo homem, brasileiro e moderno).
Na sequência do pedido de Niemeyer, a sede foi renomeado Palácio Gustavo Capanema, em 1985. Foi o primeiro patrocinado estado moderno arranha-céu do mundo, e de uma escala muito maior do que qualquer coisa Le Corbusier tinha construído até então. Concluído em 1943, quando ele tinha 36 anos, o prédio que abrigava a entidade reguladora e gestora de cultura brasileira e do patrimônio cultural desenvolvido os elementos do que viria a ser reconhecido como o modernismo brasileiro . Empregava materiais e técnicas locais, como o azulejo ligada à tradição Português; revolucionou o corbusiana brises-soleil , fez ajustável e relacionado com o sombreamento dispositivos moura da arquitetura colonial, cores ousadas, para os jardins tropicais de Burle Marx , o Palmeira Imperial (Roystonea oleracea), conhecida como a ordem brasileira; alusões mais para os ícones da paisagem brasileira, e especialmente encomendado obras de artistas brasileiros.
Em 1939, aos 32, Lúcio Costa com Niemeyer desenhou o pavilhão brasileiro na Feira Mundial York Novo (executada em colaboração com Paul Lester Wiener ). Impressionado com o Pavilhão executadas, o prefeito Fiorello La Guardia concedido Niemeyer as chaves da cidade de Nova York . Costa explicou que o Pavilhão do Brasil adotou uma linguagem de "graça e elegância, leveza e fluidez espacial, plano aberto, curvas e as paredes livres, que ele chamou de" Ionic, em contraste com a arquitetura contemporânea popa modernista, que ele chamou de "dórico . Em meados do século XX, o modernismo arquitetônico brasileiro tivesse sido reconhecido como o primeiro estilo nacional na arquitetura moderna por Reyner Bahnam. As revistas internacionais de arquitetura dos anos 1940 e 1950 dedicou centenas de páginas dithyrambic à "terra escolhida da arquitetura mais original e mais audacioso contemporânea", seguido de monografias sobre arquitetos individuais, como Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy.
[ editar ]O projeto da Pampulha



Igreja de São Francisco de Assis , Belo Horizonte City, Minas Gerais, Brasil
Em 1940, aos 33 anos, Niemeyer conheceu Juscelino Kubitschek , que na época era o prefeito de Belo Horizonte , capital do estado de Minas Gerais . Ele e Minas Gerais Governador Benedito Valadares queria desenvolver um novo subúrbio ao norte da cidade, chamada Pampulha , e encomendado a Niemeyer para projetar uma série de edifícios a ser conhecido como o "complexo da Pampulha". primeiros listados moderno monumento Brasil foi de Pampulha Niemeyer Igreja de São Francisco de Assis (Inglês: Igreja de São Francisco de Assis). O complexo da Pampulha incluía um casino, um salão de dança e restaurante, um iate clube e um clube de golfe distribuídos ao redor do lago artificial. Um retiro de fim de semana para o prefeito também foi construído perto do lago.
As construções foram concluídas em 1943, e provocou alguma controvérsia. Eles receberam a aclamação internacional, seguindo a 1943 "Brasil Constrói" a exposição, no New York Museum of Modern Art (MoMA). As autoridades da Igreja conservadora de Minas Gerais, recusou-se a consagrar a igreja até 1959, em parte devido à sua forma pouco ortodoxa, em parte devido ao altar mural pintado por Candido Portinari . O mural retrata São Francisco de Assis como o salvador dos enfermos, dos pobres e, sobretudo, o pecador.
Pampulha, diz Niemeyer, ofereceu-lhe a oportunidade para 'contestar a monotonia da arquitetura contemporânea, a onda do funcionalismo mal interpretado que impediu, e os dogmas da forma e função que surgiram, contrariando a liberdade plástica que o concreto armado introduzidas. Eu fui atraído pela curva - a curva, liberado sensual sugerido pelas possibilidades das novas tecnologias ainda tantas vezes recordado no venerável igrejas barrocas. [...] Eu deliberadamente ignorou o ângulo direito e arquitetura racionalista projetada com régua e esquadro para audaciosamente entrar no mundo de curvas e linhas retas oferecidas pelo concreto armado. [...] Este protesto deliberada surgiu a partir do ambiente em que vivia, com suas praias, suas montanhas enormes, suas antigas igrejas barrocas e os bronzeados de mulheres bonitas. " [3]
[ editar ]Os anos 1940 e 1950



Esplanada dos Ministérios, com vários edifícios de Niemeyer: o Congresso Nacional, a Catedral, o Museu Nacional ea Biblioteca Nacional, Brasília , DF, 2006


Congresso Nacional do Brasil, Brasília


Catedral de Brasília , estrutura hiperbolóide
Em 1947, aos 40, o seu reconhecimento mundial foi confirmado quando Niemeyer viajou para os Estados Unidos para fazer parte da equipa de trabalho internacional sobre o projeto para a sede da Organização das Nações Unidas em Nova York . «Regime de 32 'de Niemeyer foi aprovado pelo Conselho de Design, mas ele acabou cedendo à pressão por Le Corbusier, e juntos eles apresentaram projeto 23/32 (desenvolvido com Bodiansky e Weissmann), que combina elementos de Niemeyer e dos regimes de Le Corbusier, mas foi essencialmente baseada em regime de Niemeyer. Apesar da insistência de Le Corbusier para continuar a participar, o projeto conceitual para a sede das Nações Unidas (regime de 23/32), aprovado pela Câmara, foi levada adiante pelo Diretor de Planejamento, Wallace Harrison, e Max Abramovitz, então uma parceria. No ano anterior, Niemeyer havia recebido um convite para lecionar na Universidade de Yale , no entanto, seu visto foi negado. Em 1950 o primeiro livro sobre sua obra foi publicada nos EUA pela Stamo Papadaki . Em 1953, aos 46, Niemeyer foi escolhido para o cargo de reitor da Harvard Graduate School of Design . Sua filiação ao Partido Comunista significava que, pela segunda vez, ele foi recusado um visto para entrar nos Estados Unidos.
No Brasil, ele projetou São Paulo é o Parque do Ibirapuera (no âmbito das comemorações do 400 º aniversário da cidade) 1951, o edifício Copan (1953-1966), eo Edifício JK , em Belo Horizonte (1951). Em 1952-1953, ele construiu sua casa, no Rio de Janeiro , a Casa de Canoas ( Casa das Canoas ) e, em 1954-1960, o Niemeyer luxuoso edifício de apartamentos em Belo Horizonte.


Niemeyer na época da construção de Brasília.
Em 1955, aos 48 anos, Niemeyer projetou o Museu de Arte Moderna de Caracas (MAM de Caracas). Segundo ele, esse projeto marcou um novo rumo a sua obra estava começando a tomar, exemplificado por edifícios de seu governo para Brasília.
Foi na Casa das Canoas, que Juscelino Kubitschek visitou Niemeyer uma manhã de setembro de 1956, logo depois que ele assumiu a presidência brasileira. Enquanto dirigia de volta para a cidade, o político "ansiosamente" conversou com o arquiteto sobre seu esquema mais ousado: "Eu vou construir uma nova capital para este país e eu quero que você me ajuda [...] Oscar, desta vez, estamos vai construir a capital do Brasil. " [4]
Niemeyer organizou um concurso para o lay-out de Brasília , a nova capital, eo vencedor foi o projeto de seu antigo patrão e grande amigo, Lúcio Costa . Niemeyer projetaria os edifícios, Lucio plano da cidade.
No espaço de poucos meses, Niemeyer projetou um grande número de edifícios residenciais, comerciais e governamentais. Entre eles, estavam na residência do Presidente (Palácio da Alvorada), a Casa do deputado, o Congresso Nacional do Brasil , a Catedral de Brasília (a estrutura hiperbolóide , diversos ministérios e edifícios residenciais). Visto de cima, a cidade pode ser visto para ter elementos que se repetem em cada edifício, dando-lhe uma unidade formal.
Por trás da construção de Brasília estabelecer uma campanha monumental para construir uma cidade inteira no centro árido do país, centenas de quilômetros de qualquer cidade grande. A ideia de Kubitschek, Niemeyer teve como objectivos inseridos estimulando a indústria nacional, integrando áreas distantes do país, preenchendo regiões inóspitas, e trazendo o progresso para uma região onde havia somente vaqueiros uma posição. Niemeyer e Lúcio Costa aproveitaram para testar novos conceitos de planejamento da cidade: ruas sem trânsito, prédios flutuando fora do chão apoiados em colunas e permitindo o espaço abaixo para ser livre e integrado com a natureza.
O projeto também teve uma ideologia socialista: em Brasília todos os apartamentos deveriam ser propriedade do Governo e alugado para seus funcionários. Brasília não tem "mais nobre" regiões, o que significa que os ministros e operários dividiriam o mesmo prédio. Claro, muitos desses conceitos foram ignorados ou alterados por outros presidentes com visões diferentes em anos posteriores. Brasília foi projetada, construída e inaugurada dentro de quatro anos. Após a sua conclusão, Niemeyer foi nomeado chefe da chefe da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília . Em 1963, ele se tornou um membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos, no mesmo ano, recebeu o Prêmio Lenin da Paz da União Soviética .
Niemeyer e sua contribuição para a construção de Brasília são retratados em 1964 francês filme L'homme de Rio (The Man From Rio "), estrelado por Jean-Paul Belmondo .
Em 1964, aos 57, após ser convidado por Abba Hushi , o prefeito de Haifa , Israel , para planejar o campus da Universidade de Haifa , ele voltou ao Brasil completamente diferente. Em março o presidente João Goulart , que sucedeu o presidente Jânio Quadros , em 1961, foi deposto em um golpe militar . General Castello Branco assumiu o comando do país, que continua a ser uma ditadura até 1985.
[ editar ]Exílio e projetos no exterior



Mondadori sede perto de Milão, na Itália
A posição esquerdista de Niemeyer lhe custou muito durante a ditadura militar. Seu escritório foi saqueado, na sede da revista, ele coordenou foi destruída, seus projetos começaram a ser misteriosamente recusados ​​e clientes desapareceu. Em 1965, duzentos professores, entre eles Oscar Niemeyer, pediu demissão da Universidade de Brasília , em protesto contra o tratamento do governo das universidades. No mesmo ano viajou para a França para uma exposição no Louvre museu.
No ano seguinte, Niemeyer mudou-se para Paris . Também em 1966, aos 59, ele viajou para a cidade de Trípoli , no Líbano para projetar o Centro de Exposições Internacional Permanente. [5] Apesar de completar a construção, o início da guerra civil no Líbano impedia de alcançar a sua utilidade total.
Ele abriu um escritório no Champs-Élysées , e tinha clientes em diversos países, especialmente na Argélia, onde projetou a Universidade de Ciência e Tecnologia Houari Boumediene . Em Paris, ele criou a sede do Partido Comunista Francês ( fotos ), a Place du Colonel Fabien , e em Itália a da Mondadori editora. No Funchal na Madeira , um dia-hotel do século 19 foi retirada para construir um casino de Niemeyer. Outro projeto de destaque foi o do seu estado de Penang Mesquita em George Town capital do estado de Penang , na Malásia em 1970.
Enquanto em Paris , Niemeyer começou a projetar mobiliário, que foi produzido por Mobilier Internacional . Ele criou uma poltrona e pufe composto de aço dobrada e couro em número limitado para clientes privados. Mais tarde, em 1978, esta cadeira e outros projetos, incluindo a "chaise longue-Rio" foram produzidos em Brasil pela empresa japonesa de Tendo , então, de Tendo Brasileira . As poltronas e pufes eram feitas de madeira dobrados e foram colocados em diferentes Comunista sede do partido em todo o mundo. Bem como sua arquitetura, do mobiliário foram feitos desenhos de Niemeyer para evocar a beleza do Brasil , com curvas que imitam a forma feminina e as montanhas do Rio de Janeiro .
[ editar ]1980 a 2000



Casino em Funchal , Madeira
Em 1988, aos 81, Niemeyer foi premiado com o Pritzker Architecture Prize , em conjunto com o arquiteto americano Gordon Bunshaft .
De 1992 a 1996, Niemayer foi o presidente do Partido Comunista Brasileiro (PCB), como um ativista ao longo da vida, Niemeyer foi escolhido como uma poderosa figura pública que possam estar ligadas à festa em um momento em que parecia estar em sua agonia de morte após o desaparecimento da URSS. Apesar de não ser ativo como um líder político, a sua imagem ajudou o partido a sobreviver através de sua crise, após a separação 1992 e permanecer como uma força política no cenário nacional, o que eventualmente levou à sua reconstrução. Ele foi substituído por Zuleide Faria de Mello, em 1996.
Ele projetou pelo menos mais dois edifícios em Brasília, os pequenos, o Memorial dos Povos Indígenas ("Memorial dos Povos Indígenas") ea Militar Catedral, Igreja de NS da Paz .
Em 1996, na idade de 89, criou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (em Niterói , uma cidade próxima ao Rio de Janeiro). O edifício voa de uma pedra, dando uma visão da Baía de Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro.
[ editar ]2002, a apresentar



Oscar Niemeyer, dez 2010


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói


Museu Oscar Niemeyer (NovoMuseu), Curitiba, Brasil


Museu Nacional, Brasília, DF


Biblioteca Municipal no centro da cidade, Duque de Caxias , RJ, Brasil
A ditadura durou até 1985. De acordo com João Figueiredo é regra "amoleceu e gradualmente transformada em uma democracia. Neste momento, Niemeyer decidiu regressar ao seu país. Durante essa década, ele fez o Memorial Juscelino Kubitschek (1980), o Pantheon (Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves Panteão da Pátria e da Liberdade, 1985) eo Memorial da América Latina (1987) (dublada por The Independent de Londres para ser "... uma construção vulgar e incoerente" [6] ). A escultura memorial representa o lado ferido de Jesus , cuja ferida sangra em forma de Central e América do Sul . Em 2002, aos 95 do Museu Oscar Niemeyer complexo foi inaugurado na cidade de Curitiba , Paraná . O edifício é conhecido localmente como "Olho de Niemeyer".
Em 2003, aos 96, Niemeyer foi chamado para projetar o Serpentine Gallery Pavilion de Verão no Hyde Park de Londres , uma galeria que a cada ano convida um arquiteto famoso que nunca tenha construído no Reino Unido, para desenhar essa estrutura temporária. Uma publicação da sua estrutura Niemeyer chamado Serpentine Gallery Pavilion de 2003 foi publicado pela Trolley Livros mais tarde naquele ano, ISBN 9781904563136 .
Em 2004, Niemeyer, em 97 destinadas a lápide de comunista Carlos Marighella em Salvador da Bahia , para comemorar o 35o aniversário de sua morte. Ele era viúvo após 76 anos de casamento com Annita, Annita morreu aos 93 anos. Também o seu irmão Paulo Niemeyer morreu.
Em 2005, aos 98, um edifício, intitulada "Estação, Ciência, Cultura e Artes" (Ciência, Cultura e Artes da Estação), foi aprovado para a construção em João Pessoa , o ponto mais oriental das Américas . [7]
Em 2006, Niemeyer na idade de 99 wed antigo assessor de Vera Lúcia Cabreira. Casaram-se em seu apartamento no bairro do Rio de Janeiro Ipanema de um mês após fraturar o quadril em uma queda.
2007 viu Niemeyer volta 100 e ainda está envolvido em diversos projetos, principalmente esculturas e reajustes de obras antigas de seu que, protegidos pelas normas nacionais (e alguns casos internacionais) a regulamentação do património histórico, só pode ser modificada por ele. Ele está projetando uma imagem mostrando um tigre com a boca aberta e um homem lutando levantando a bandeira de Cuba contra o bloqueio dos EUA de 100 aniversário Cuba.On Niemeyer, presidente da Rússia, Vladimir Putin, atribuiu-lhe a Ordem da Amizade . [8]
Em dezembro de 2008 aos 101 anos, a construção teve início em uma de suas maiores projectos europeus no Principado das Astúrias , Espanha. Como um agradecimento para o Prémio Príncipe das Astúrias recebeu em 1989, seu projeto de um centro cultural foi doado às Astúrias. O "Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer" (também conhecido como Centro Niemeyer ), estará localizada em Avilés , Astúrias (Norte de Espanha). Esses prédios modernos foram descritos por ele como "uma grande praça aberta a todos os homens e mulheres do mundo, uma loge grande entre o rio ea cidade antiga".
O Holoteca , uma biblioteca especializada sobre a consciência eo paranormal, no Cognopolis bairro de Foz do Iguaçu é um dos seus últimos projetos.
[ editar ]Crítica

Nicolai Ouroussoff , o crítico de arquitectura do New York Times publicou um artigo questionando se o seu trabalho mais recente está sendo afetada pela idade avançada. Ele considera que o "Museu de Arte Contemporânea de Niterói" para ser de qualidade significativamente mais baixos do que seus trabalhos anteriores. Mais notavelmente, ele argumenta que "a maior ameaça ao notável legado de Niemeyer talvez não seja bulldozer do desenvolvedor ou planejadores urbanos insensíveis, mas o Sr. próprio Niemeyer." Ele considera obras icônicas na "Esplanada dos Ministérios" para "ter sido marcada por sua própria mão, o arquiteto". [9]
[ editar ]Ver também

Lista de obras de Oscar Niemeyer
[ editar ]Referências

^ Azure: Century Niemeyer
^ Niemeyer Gullar, F. (em Português )
^ Oscar Niemeyer, de 2000, as curvas do Tempo: Memórias de Oscar Niemeyer (Londres: Phaidon), pp 62 e 169-70
^ Oscar Niemeyer, 2000a, as curvas do Tempo: Memórias de Oscar Niemeyer (Londres: Phaidon), p. 70
^ Biografia de Oscar Niemeyer, arquiteto
^ "Em busca de ... Oscar Niemeyer no Brasil" . The Independent (Londres). . Obtido 2010/05/20.
^ [1]
^ da Ordem Executiva Presidente Putin adjudicação Niemeyer a Ordem da Amizade
^ Ouroussoff Nicolai (2007/12/26). "Mesmo se o seu próprio trabalho não está quebrado, um arquiteto brasileiro resolve o problema" . New York . Obtido 2007-12-26.
Emery, Marc (1983). Móveis por arquitetos. New York: Harry N. Abrams.
Niemeyer, Oscar (1983):. As Curvas do Tempo Memórias de Oscar Niemeyer. Londres: Phaidon.
A Vida é Um Sopro "A Vida é um Sopro" (2007). Documentário dirigido por Fabiano Maciel
[ editar ]Ligações externas

O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: ​​Edifícios por Oscar Niemeyer
Site Oficial
Maio 2006 Entrevista com Niemeyer, 98 anos, em Metropolis Magazine
Andreas Paulo, Ingeborg Flagge, ed. Oscar Niemeyer: A Lenda do Modernismo . .
Niemeyer em Brasília história
Niemeyer rosewood poltrona e pufe em Noho Moderna
Arte Contemporânea de Niterói Museu.
Feira Internacional de Tripoli por Oscar Niemeyer, 360 Panorama por Bassil Melkan
Niemeyer Strick Casa Oscar em Santa Monica
Edifício JK, Belo Horizonte, Brasil
Prémio Pritzker 1988
Imagens do Museu de Arte Contemporânea de Niterói , a Catedral de Brasília , e dos Povos Indígenas Memorial (Memorial dos Povos Indígenas)
Oscar Niemeyer grupo no Flickr
Sede da Mondadori
Niemeyer em Brasília: Um tributo fotográfico (2009)
Swerve com verve: Oscar Niemeyer, o arquiteto que erradicou a linha reta por Peter Godfrey em The Independent 18 abr 2010
[hide] v · d · e Pritzker Architecture Prize laureados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinaldo: Entenda o debate legal sobre o marco temporal; fala-se muita b...

PEIXE GRANDE! EMPRESÁRIO BOLSONARISTA EMPAREDADO NA CPMI! CHOROU! BOLSON...

RÉULATOR: SÂMIA BOMFIM DETONA RICARDO SALLES APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA | D...