Pular para o conteúdo principal

TEATRO NO GAMA!!!!


Palco Giratório 2012

Espetáculo Teatral

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
Trupe Ensaia Aqui e Acolá
Recife - Pernambuco

ENTRADA FRANCA

• Sinopse

A peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, A emparedada da Rua Nova, que dá conta da história de uma moça que teria sido segundo diz a lenda, emparedada viva pelo próprio pai depois que este descobrira sua gravidez escondida, na Recife do final do século XIX. Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica. Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada.

O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas recebeu o Prêmio Myriam Muniz (2009), os prêmios de Melhor Espetáculo pela crítica e pelo público, concedidos pelo 17º Janeiro de Grandes Espetáculos (2011). Integrou ainda a programação de importantes festivais de teatro do país – Festival Recife do Teatro Nacional, Cena Contemporânea de Brasília, Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, em Caxias do Sul, dentre outros.
• Classificação etária: 12 anos
• Duração: 90 minutos
• 08 e 09 de maio de 2012
• 20h
• Teatro SESC Gama



A Trupe Ensaia Aqui e Acolá é formada por oito arte-educadores (formados pelo curso de Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE]) e artistas profissionais que possuem em comum a necessidade de experienciar processos colaborativos de criação cênica. O grupo iniciou os seus trabalhos em 2006, comprometido com a investigação teórico-prática sobre arte/educação e sobre as formas marginalizadas de teatro — teatro da infância e juventude, circo-teatro e o teatro folclórico — preconizadas pelo estudioso pernambucano e Doutor em Teatro Marco Camarotti.

Alguns dos livros publicados por esse autor serviram de base para as duas encenações realizadas pela Trupe. A primeira delas, Rififi no Picadeiro (2007), adaptada de um dos textos dramáticos escritos pelo próprio Camarotti, foi resultado dos estudos sobre o livro A Linguagem no Teatro Infantil (2001), no qual o autor propõe uma nova estética para o teatro da infância e juventude; e a segunda, O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas (2010), contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, colocou em prática a metodologia da encenação dos dramas circenses registrada no livro O Palco no Picadeiro: na trilha do circo teatro (2004).
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif


--
Teatro Sesc Gama
Mais informações: 3484-9142
ou visite nossa página www.sescdf.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinaldo: Entenda o debate legal sobre o marco temporal; fala-se muita b...

PEIXE GRANDE! EMPRESÁRIO BOLSONARISTA EMPAREDADO NA CPMI! CHOROU! BOLSON...

RÉULATOR: SÂMIA BOMFIM DETONA RICARDO SALLES APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA | D...