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SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
DIRETORIA REGIONAL
DO GAMA - CENTRO ENSINO DE MÉDIO 01
COLÉGIO DO GAMA - TERCEIRO ANO
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Nome:
Turma:
QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA
– PROF. JOSÉ JORGE –
TERCEIROS ANOS –
EJA – CG – SEGUNDO SEMESTRE 2013
QUESTÃO 1
O tema da globalização está
na ordem do dia. Ele aparece nos meios de comunicação, faz parte do cotidiano
do mais comum dos cidadãos. Parece uma novidade, mas se atentarmos para a
história poderemos perceber que o capitalismo é em si globalizante. O que o
mudou foi a forma, a intensidade, a qualidade de que se têm revestido esses
processos universalizantes. Podemos afirmar corretamente que a globalização
favoreceu o (a):
a.
(
) Concentração de empresas
multinacionais, estabelecendo mais igualdade entre os países pobres e ricos do
mundo contemporâneo.
b.
( ) Formação de megablocos econômicos,
polarizando o mundo entre socialistas e capitalistas.
c.
( ) Chamado Estado de bem-estar social, para
dar atendimento às políticas públicas e ao trabalhador urbano desempregado.
d.
(
)
Surgimento de grandes empresas capazes de se inter-relacionar diretamente,
limitando a intermediação do Estado e gerando desemprego em massa.
e.
( ) Aparecimento de formas artesanais
domésticas em oposição ao trabalho fabril, em virtude de uma nova divisão
internacional do trabalho.
QUESTÃO 2
Para
o historiador Arno J. Mayer, as duas guerras mundiais, a de 1914-1918 e de
1939-1945, devem ser vistas como constituindo um único conflito, uma segunda
Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo fato: Aponte se
Verdadeiras ou Falsas as afirmativas abaixo:
a)
( ) De as duas guerras mundiais terem
envolvido todos os países da Europa, além de suas colônias de ultramar.
b)
( ) De prevalecer antes da Segunda Guerra
Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter início a primeira
Guerra dos Trinta Anos, em 1618.
c)
( ) De, apesar da paz do período entreguerras,
a 2ª Guerra Mundial ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de
Versalhes de 1919.
d)
( ) De terem ocorrido, entre as duas guerras
mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640.
e)
( ) De, em ambas as guerras mundiais, o
conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.
QUESTÃO 3
Crises econômicas estimularam o
crescimento dos partidos de esquerda na Europa durante as primeiras décadas do
século XX. A burguesia incentivou setores da classe trabalhadora e as classes
médias a buscarem um regime autoritário que traria ordem e segurança. Qual
alternativa apresenta as características desse regime?
a)
( ) Anticomunismo, totalitarismo,
antiliberalismo, culto á violência, militarismo, racismo e o
nacional-socialismo xenófobo.
b)
(
) Capitalismo de Estado, revolução permanente, racionalismo, antissemitismo,
individualismo e o imperialismo.
c)
(
) Nacional socialismo, anticlericalismo,
internacionalismo, corporativismo, revisionismo, neopositivismo e o semitismo.
d)
( ) Positivismo, sindicalismo, antiliberalismo,
antissemitismo, coletivismo, idealismo, fascismo e o antioperariado.
e.
(
)
Autoritarismo, neocapitalismo, liberalismo, arianismo, racionalismo,
corporativismo, individualismo e o pluripartidarismo.
QUESTÃO 4
A
década de 1990, no século XX, foi marcada pelas chamadas reformas neoliberais.
A respeito dessas reformas, qual é a opção CORRETA?
a)
( ) O Estado tem papel destacado como agente
ativo da intervenção econômica, impulsionando o desenvolvimento industrial.
b)
( ) Houve fusões de grandes empresas e
bancos, gerando gigantes empresariais com atuação em vários países (as empresas
transnacionais)
c)
( ) os movimentos sindicais tiveram período
de atuação marcante, com greves bem-sucedidas que mobilizaram milhares de operários
na Europa e nos Estados Unidos.
d)
( ) Os gastos públicos não mereceram maior
atenção por parte dos governantes que adotaram políticas neoliberais.
QUESTÃO 5
O
cantor e compositor pernambucano Chico Science morreu prematuramente em 1997,
mas suas músicas fazem sucesso até hoje. Leia o trecho da musica a seguir e
responda às perguntas.
“Cavaleiros circulam
vigiando as pessoas/não importa se são ruins, nem importa se são boas/ e a
cidade se apresenta o centro das ambições/para mendigos ou ricos e outras
armações/coletivos, patrões, policiais, camelôs/ a cidade não para a cidade só
cresce/ o de cima sobre e o de baixo desce/ a cidade se encontra
prostituída/por aqueles que a usaram em busca de saída/ilusora de pessoas de
outros lugares/a cidade e sua fama vai além dos mares/no meio da esperteza
internacional/a cidade até que não está tão mal/e a situação sempre mais ou
menos/sempre uns com mais e outros com menos/ a cidade não para, a cidade só
cresce/o de cima sobe o de baixo desce. [...]
Science, Chico. A cidade
Da lama ao caos. Sony music, 1994
a.
Como
a cidade é descrita pelo compositor?
b.
Que
personagens aparecem na letra da música?
c.
Interprete
a frase “o de cima sobe e o de baixo desce”.
Respostas:
a).....................................................................................................................................................b).................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c).........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUESTÃO 6
“A crise que levou ao impeachment de Collor tem
características e significados inteiramente diversos dos da Crise de 1968. Na
crise do impeachment os militares não
foram protagonistas, nem se colocou em questão nenhuma norma do regime político
em vigor. Fato inédito em nossa história republicana, essa crise reafirmou o
ordenamento jurídico estabelecido pela constituição de 1988, através de
dispositivos como a Comissão Parlamentar de Inquérito e o impeachment.
(Adaptado de Sebastião Veloso e Cruz, “O
impeachment uma
Crise
singular”. In: o presente como história: economia e política
no Brasil pós-64. Campinas: Unicamp, Instituto
de
Filosofia e Ciências humanas,1997.
P.402-3)
a) De acordo com o texto, que
características da crise política do Impeachment de Collor a diferenciam das
crises anteriores?
Resposta:
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
QUESTÃO 7
A moderna democracia Brasileira foi
construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio
do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do
presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à
guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três
anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país
viveu durante vinte anos um regime autoritário.
A partir dessas informações,
relativas à história republicana brasileira, qual é a opção CORRETA?
a. (
) Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito
presidente da República.
b. ( ) A renúncia de Jânio Quadros representou a
primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
c. (
) Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito
presidente em eleições diretas.
d. ( ) A
trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
e. ( ) No período republicano citado,
sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada,um renunciou
e outro foi deposto.
QUESTÃO 8
A Ação Integralista Nacional,
movimento de forte influência nos acontecimentos da década de 1930, foi:
a. (
) Inspirado no modelo da Revolução Soviética de 1917.
b. (
) Influenciado pelo ideário liberal burguês posterior à Primeira Guerra
Mundial.
c. (
) Inspirado pelas ideias anarquistas da Primeira República.
d. (
) Baseado nas ideias fascistas, vindas da Europa.
QUESTÃO 09
1.
Explique
sobre a formação dos monopólios e seus significados.
2. Como estava estruturada a Rússia
pré-revolucionária em pleno século XX?
3. Em que situação de privilégio ficou os
Estados Unidos da América após a Primeira Guerra?
4. Você faz parte da globalização? Por
quê?
5.
Assinale
a resposta correta de cada questão:
QUESTÃO 10
Com
a instalação do capitalismo monopolista, com a Revolução industrial, a produção
ficou;
a.( ) a cargo do Estado.
b.( ) nas mãos dos investidores.
c.( ) entre vários segmentos sociais.
d.( ) distribuída aos trabalhadores.
QUESTÃO 11
6.
A
produção estadunidense, após a Primeira Guerra Mundial, cresceu aceleradamente
ocasionando:
a.( ) a falta de mão-de-obra.
b.( ) uma superprodução.
c.( ) o aumento dos preços.
d.( )um intenso comércio.
QUESTÃO 12
7.
Quando
eleito, o presidente Lula anunciou como prioridade social:
a.( ) o equilíbrio da balança comercial.
b.( ) a formação de novos blocos econômicos.
c.( ) o Programa Fome Zero.
d.( ) a Educação de Jovens e Adultos.
QUESTÃO 13
8.
A
chamada Questão Palestina é o confronto entre israelenses e palestinos numa
disputa:
a.( ) territorial.
b.( ) comercial.
c.( ) ideológica.
d.( ) cultural,
QUESTÃO 14
9.
País
da América Latina que detém a 5ª produção de petróleo do mundo:
a.
( ) Bolívia b.( ) Brasil c.( ) Venezuela d.(
) Argentina.
QUESTÃO 15
(Unicamp)
“Os anos 90 constituem a década em que
o impacto das chamadas novas tecnologias sobre o trabalho, a vida e a cultura e
se fez sentir de modo incontornável. Com a disseminação dos computadores e da
Internet, com os avanços da biotecnologia e as promessas da nanotecnologia,
ficava patente que as inovações tecnológicas não se encontravam apenas nos
laboratórios, mas faziam parte do cotidiano das massas urbanas. O acesso à
tecnologia tornou-se tão vital que hoje a inclusão social e a própria sobrevivência
passam obrigatoriamente pela capacidade que as pessoas têm de se inserir no
mundo das máquinas e de acompanhar as ondas da evolução tecnológica.”
(Adaptado de Laymert Garcia dos
Santos, Politizar as novas tecnologias
- O império da informação digital e da
genética
São
Paulo, Editora 34, 2003, p. 9-10)
a)
Identifique
três das novas tecnológicas citadas no texto e aponte um uso para cada uma
delas.
b)
Explique
uma questão ética presente nas discussões atuais sobre a biotecnologia.
QUESTÃO 16
(FGV-SP)
Em dezembro de 1987, após décadas de
impasses nas relações entre soviéticos e estadunidenses, foi assinado em
Washington, entre Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev, um acordo que estipulava:
a)
( ) O desenvolvimento mútuo de um complexo
sistema tecnológico avançado em defesa de mísseis nucleares.
b)
( ) A retirada dos conselheiros soviéticos da
Nicarágua.
c)
( ) A ajuda econômica estadunidense no campo
tecnológico e da biotecnologia à URSS
d)
( ) A desaceleração da corrida armamentista,
por prever a destruição dos mísseis atômicos.
e)
( ) A retirada do contingente militar
estadunidense do Afeganistão.
(José Jorge, Professor)
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