DOSSIÊ
DE HISTÓRIA - TEXTO 02 (DOIS) – TERCEIRO
ANO – SETEMBRO2016
A
barbárie revisitada:
como podemos aprender com a 2ª Guerra Mundial?
Texto
de Felipe de Paula Góis Vieira, publicado na revista “Aventuras na História”,
nº 144 – JULHO 2015 – PÁG. 04.
Em 1945, a Segunda Guerra
Mundial chegou ao fim. O seu término encerrou a primeira metade do século XX,
descrito pelo filósofo britânico Isaiah Berlin como “o século mais terrível da
História”. De fato, os números impressionam. Estimativas aproximadas indicam
mais de 50 milhões de mortos, 28 milhões de mutilados e um número incalculável
de desaparecidos e refugiados. Batalhas foram travadas em todos os continentes,
oficialmente, a guerra envolveu 72 nações. Os ataques à vida e á dignidade
humana viraram regra de conduta e as ideologias racistas, antissemíticas e
xenofóbicas tiveram forte acolhida mundo afora. A afirmativa parece ser
inegável e, ao mesmo tempo, perturbadora: não houve flagelo pior na História da
humanidade do que a Segunda Guerra Mundial. Passados 70 anos do término do
conflito, o que a guerra tem a nos ensinar? Quais lições podemos retirar desse
episódio?
Como professor de história e
um grande entusiasta das ações humanas no tempo e no espaço, eu diria que o
primeiro ponto a ser considerado é o seu chamado á memória. As imagens de
cidades destruídas, campos de concentração e corpos mutilados devem nos servir
de alerta; a guerra, o belicismo e a força bruta não são opções plausíveis para
a humanidade! Na luta contra o extremismo político, o orgulho desmesurado e a
ação instintiva, o diálogo será sempre o melhor caminho. É importante que os
homens tenham consciência disso: não há convivência interessada e fraterna ou o
exercício responsável da política fora do diálogo. Ele é a arte do convencimento,
não da imposição, por isso humaniza e torna os indivíduos tolerantes.
Que os jovens de hoje retirem do estudo dos conflitos que
marcaram a primeira metade do século XX, ao menos, a seguinte lição: o
comedimento, a prudência e a benignidade são elementos importantíssimos na luta
contra a barbárie. A escolha do enfrentamento bélico será sempre prejudicial,
pois, quando a interlocução deixa de ser uma opção, o que nos resta é a luta de
todos contra todos!
Atividades: Pesquise
o significado dos conceitos abaixo:
1.
Ideologia racista
2.
Antissemitismo
3.
Xenofobia
4.
Nazismo
5.
Democracia
liberal
6.
Socialismo
7.
Fascismo
8.
Liberalismo
9.
Ditadura
10. Extremismo político
11. Pesquise o sinônimo das palavras: Belicismo – Plausível
– Comedimento – Benignidade - Prudência – Barbárie – Enfrentamento.
12. Segundo o autor do texto, o que a guerra pode nos
ensinar? Qual o papel do diálogo e qual sua importância para a convivência
pacífica entre os povos? Qual lição os jovens deveriam (poderiam?) tirar do
estudo dos conflitos que marcaram a primeira metade do século XX?
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Respeito é palavra prática.