Pular para o conteúdo principal

DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO 01 – 16 de Agosto2017 SEGUNDOS ANOS.

DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO 01 – 16 de Agosto2017
 SEGUNDOS ANOS.

 Escola sem partido
(Severino Francisco – Correio Braziliense – Crônica da cidade – publicada em 06abril2017).

Sob a suposta intenção de combater a doutrinação ideológica marxista e a doutrinação de gênero, o movimento Escola sem partido pretende impor a neutralidade dos professores em questões políticas, religiosas e ideológicas. A proposta fere, obviamente, vários princípios da Constituição: a liberdade de opinião, a liberdade de cátedra, o direito à pluralidade de ideias e de propostas pedagógicas no ambientes de ensino.
Artigo publicado no site do movimento Escola sem partido nega aos professores a condição de educadores e os reduz a mera função de “transmissores de conhecimento”. Vamos a alguns exemplos. Lecionei durante quase 10 anos. Eu pergunto: ao tratar, em sala de aula, da história brasileira, como permanecer neutro em faze da evidência de que o nosso país foi o último a abolir o trabalho escravo no mundo e das consequências históricas de tal fato? Joaquim Nabuco, o grande líder abolicionista, dizia: “O problema não é abolir a escravidão; o problema é abolir a obra da escravidão”.
Como se manter neutro diante da constatação de que Hitler se inspirou na estatuária grega para formular a confusa concepção própria de eugenia, de raça supostamente pura, que desembocou na tragédia da cremação de milhares de judeus durante o nazismo?
Ainda bem que a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa de
Alagoas foi brecada no STF pelo ministro Luís Roberto Barroso. No fundo, o Escola sem partido tenta censurar o debate sobre questões contemporâneas e históricas em sala de aula,. Uma escola sem partidos forma cidadãos destituídos de consciência crítica, cidadãos alienados, que votam em políticos corruptos, como a maioria que compõe o Congresso Nacional. Políticos que, mesmo sob a acusação de recebimento de propina, ainda têm o desplante de cometer novo delito ao legislar projetos em causa própria para anistiar seus crimes.
Com suas artimanhas e abuso de poder, eles poderão livrar-se da punição do Judiciário, mas jamais escaparão do julgamento da História. Aparecerão em todos os compêndios na condição e ladrões, de autores de falcatruas, de meliantes de colarinho branco, de articuladores da corrupção sistêmica.
                Escola sem partido não forma um Gilberto Freyre, uma Cecília Meirelles, um Henfil, uma Nise da Silveira, um Betinho, uma Clarice Lispector, um Joaquim Nabuco, um Oscar Niemeyer, um Glauber Rocha, um Villa Lobos ou um Caetano Veloso. Todos eles eram brasileiros críticos, rebeldes, inventivos, insubmissos.
Escola sem partido formata uma legião de cordeirinhos manipulados ou de lobos intolerantes, ignorantes, dogmáticos e ferozes. É um projeto policialesco de desqualificação e criminalização dos educadores. O professor não é um transmissor de conhecimento: ele é a alma da educação e precisa ser respeitado, valorizado e dignificado.
Só assim formaremos cidadãos inteligentes, decentes, generosos, tolerantes, humanista, solidários, livres, conscientes de direitos e deveres, capazes de se situarem na complexidade da aldeia global em que vivemos.  Cidadãos vacinados contra os fundamentalismos, cidadãos que não se deixem manipular por demagogos, cidadãos que jamais votem em corruptos de carteirinha, pós-graduados e diplomados. A ignorância é uma fonte inesgotável do surrealismo.

1.       Pesquise o significado das palavras abaixo, encontradas no texto:

Doutrinação – Marxismo – Ideologia – Constituição - Cátedra - Pedagogia – Abolir - Movimento abolicionista – Eugenia – Alienado - Consciência crítica - Propina - Falcatruas - Corrupção sistêmica – Insubmisso – Dogma – Humanismo - Aldeia global – Fundamentalismo – Demagogia - Surrealismo.


2.       Faça uma biografia das personagens abaixo:


2. Paulo Freire - Joaquim Nabuco - Gilberto Freyre - Cecília Meirelles –Henfil - Nise da Silveira – Betinho - Clarice Lispector - Oscar Niemeyer - Glauber Rocha - Villa Lobos – Ruth de Souza – Carolina Maria de Jesus – Elisa Lucinda - Chica da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinaldo: Entenda o debate legal sobre o marco temporal; fala-se muita b...

PEIXE GRANDE! EMPRESÁRIO BOLSONARISTA EMPAREDADO NA CPMI! CHOROU! BOLSON...

RÉULATOR: SÂMIA BOMFIM DETONA RICARDO SALLES APÓS DECISÃO DA JUSTIÇA | D...