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DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO 03 (TRÊS) – SEGUNDO E TERCEIROS ANOS – 29AGOSTO2017

DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO 03 – SEGUNDO E TERCEIROS ANOS – 29AGOSTO2017

MUNDO SEM FILOSOFIA
DIOCLÉCIO CAMPOS JÚNIORPublicado no Correio  Brasiliense – 21julho2017.

            O panorama da atualidade mundial é desolador. Revela-se uma trágica realidade justamente na era científica da história da espécie humana. Os hábitos e costumes tornam-se animalizados, num ciclo de decadência comportamental que se contrapõe aos sonhos civilizatórios. Nova e refinada escravatura ganha a dimensão industrial graças ao consumismo delirante. As iniquidades sociais perpetuam-se dissimuladamente, embora bem visíveis. A tecnologia passou a ser modalidade de linguagem destinada ao domínio imperial. A alma da paz é sufocada pela arma da guerra. Bombardeios fazem parte do cotidiano do Planeta. Suas vítimas morrem ou sobrevivem, a duras penas, nos campos de refugiados, testemunhando a carência do humanismo verdadeiro, sem o qual não se constrói uma sociedade legítima. Ademais, a redução aparentemente irreversível da taxa de natalidade, viabilizada pelos métodos científicos, alcança níveis incapazes de renovar a população e evitar a auto-extinção da espécie nos próximos séculos.
            As inovações científicas são incontestáveis. Acrescentam a perspectiva de maior conforto material á vida humana. Geram, no entanto, o ambiente no qual prospera a fé dogmática na tecnologia como novo perfil religioso do século e propiciam distintas versões de relacionamento interativo entre as pessoas, única e tão somente no universo virtual. Como consequência, delineia-se progressivamente, uma ruptura radical com os valores do passado construídos em outra lógica. Desconfiguram-se virtudes mentais e intelectuais que permitiram sustentar a capacidade de abstração interpretativa e crítica, que diferenciou a espécie homo sapiens das outras. Constata-se, de fato, a nítida evidência das causas que explicam a caótica e deprimente situação rumo à qual a humanidade parece caminhar.
            O monoteísmo cientificista não se justifica, carece da dimensão que lhe é atribuída como tal. A pesquisa científica representa inquestionável progresso. Assegurou a formulação da metodologia investigativa, baseada no princípio da observação, muito bem concebida por Francis Bacon, no século 18. Foi, porém, divinizada qual fonte de verdade absoluta. Consolidou-se, desde então, novo poder em detrimento da sabedoria que se buscava difundir educadamente ao longo do tempo.  A filosofia perdeu espaço no contexto educacional, invadido e ocupado pela ciência em todas as suas concepções. Há não muito tempo, a investigação científica era identificada como atividade predominantemente de análise. Remexia em diferentes e múltiplas áreas materiais ou substanciais, suscitando conhecimentos específicos cada vez mais profundos, porém limitados no conteúdo. Já a filosofia, que não é ciência nem religião, tem origem nos mais antigos tempos da sociedade. Corresponde à dinâmica intelectual desenvolvida pela espécie na perspectiva extraordinária de agregar conhecimentos isolados, identificar-lhes as afinidades conceituais potencialmente construtivas, valendo-se da análise científica para elaborar a síntese abrangente, geradora de princípios, teorias e doutrinas concebidos em favor da humanidade.
            O grande legado de pensadores e filósofos dos velhos tempos acabou excluído dos conteúdos educacionais do presente. São exemplos marcantes a teoria evolucionista, a doutrina dos direitos, a dialética, os princípios cartesianos. A evolução intelectual dos povos está deliberadamente desconstruída. A análise superou a síntese afastando-a do contexto da produção de conhecimentos. Há mais de um século, nenhuma teoria filosófica foi produzida. O desenvolvimento do ato de pensar, principal essência do humanismo, sofre absurdo desestímulo. O abandono desse tão precioso modus operandi mental está na gênese das sucessivas e devastadoras crises socioeconômicas que abalam a estrutura da humanidade em distintos países, inclusive o Brasil. O desaparecimento da liberdade de pensar esvaziou o cultivo do imprescindível respeito, individual e coletivo, aos valores morais e éticos.
            A corrupta cultura do vale tudo retoma o comando dos novos tempos. A educação estatizada, institucionalizada e virtualizada ganha corpo, mas perde a mente. A ditadura da análise avoluma-se em detrimento da síntese filosófica, que não deixa de perder terreno na sociedade atual.  Os direitos humanos, oriundos da livre construção intelectual, desintegram-se a olhos vistos. Para as pessoas, segundo Will Durant, “mais vale um punhado de poder do que uma mochila cheia de direitos”. Sem filosofia, não haverá educação.

            ATIVIDADES:

1- Pesquise o significado das palavras e conceitos abaixo:
1.Contrapor – 2.Iniquidades – 3.Humanismo – 4.Dogmática – 5.Tecnologia -6.propiciar – 7.interativo – 8.abstrair – 9.criticar – 10. Homo Sapiens – 11.monoteísmo 12.cientificista – 13.metodologia – 14.Princípio da Observação – 15.detrimento – 16.Filosofia – 17.suscitar – 18.ciência – 19.religião – 20.Teoria Evolucionista – 21.Doutrina dos Direitos  Humanos – 22.dialética – 23.Princípios Cartesianos – 24.Essência – 25.Modus Operandi – 26.gênese – 17.educação – 28.estatizada – 29.institucionalizada – 30.virtualizada – 31.detrimento – 32.moral – 33.ética – 34.doutrina- 35. ditadura

2. Com base nas informações do texto, responda as questões:

A. Segundo o autor, qual o papel do humanismo?
B. Quais as vantagens e desvantagens das inovações científicas?
C. Por que a filosofia perdeu espaço?
D. Segundo o texto, o que é filosofia? Qual a consequência do desaparecimento da liberdade de pensar? O que acontece com os direitos humanos?
3. Faça uma pequena biografia das personalidades abaixo:
·         Mahatma Gandhi.
·         Nelson Mandela
·         Francis Bacon
·         Will Durant
·         Michel Foucault
·         Noam Comsky
·         Júlia Kristeva
·         Friedrich Nietsche
·         Simone de Beavoir
·         Jacques Derrida










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