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DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO (04) QUATRO – 2ºs e 3ºs ANOS. – 12setembro2017


DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO (04) QUATRO – 2ºs e 3ºs ANOS. – 12setembro2017

Afinal, por que é que o Brasil nunca deixa de ser pobre?
·         Spoiler: porque o único caminho para enriquecer é diluir a concentração de poder político-econômico. E o que fazemos é justamente o contrário.
·         Por Felippe Hermes – texto publicado na revista Superinteressante nº 378 – Agosto 2017.

Mais de 40 milhões de brasileiros moram em residências sem acesso a água potável, mesmo estando no país com as maiores reservas de água doce do mundo. Em um terço dos 1.444 municípios do semiárido nordestino, mais de 10 % das crianças sofre de desnutrição no país que mais produz proteína animal no planeta.
                Mergulhando um pouco mais na história brasileira, não é difícil perceber que riquezas naturais e qualidade de vida para a população não são necessariamente coisas que andam lado a lado. Nosso imenso potencial tem feito justamente o contrário, nos ajudando a empacar em uma nada agradável 80ª posição mundial quando o assunto é a riqueza produzida por cada cidadão. Não faz sentido.
                Lendo a próxima página, no entanto, você vai entender os porquês.
                Primeiro, vamos rebobinar a fita da história até o século 17. Na época, o Brasil e as colônias britânicas que viriam a formar os Estados Unidos já representavam polos antagônicos na economia mundial, mas na posição inversa da de hoje.
Por aqui, produzíamos a maior riqueza conhecida na época, a cana de açúcar, que foi capaz de tornar Recife uma das cidades mais ricas do mundo. Nas colônias da América do Norte não havia um clima próprio para a cana. A solução, então, foi improvisar. Primeiro, elas se tornaram um grande fornecedor de alimentos e animais de tração para as ilhas caribenhas que disputavam a produção de cana com o Brasil – já que nessas ilhas todo o território se destinava á produção de açúcar.
Ai que as coisas começaram a se desenhar. Enquanto nós e os caribenhos caímos de cabeça na monocultura de cana, a América do Norte usava o ouro que recebia das Antilhas para criar variedade na agricultura, na pecuária e na pesca. Tudo num círculo virtuoso capaz não só de distribuir melhor a riqueza, como de criar mais riqueza. Da necessidade cada vez maior de barcos de pesca, por exemplo, surgiu uma indústria naval que logo passaria a vender embarcações para as potências europeias.
No Brasil, acontecia justamente o contrário. A cana enriquecia meia dúzia de senhores de engenho, e essa renda permanecia concentrada. Acabava reinvestida em mais monocultura. E seguimos assim até o século XX. Agora o café era a nova cana. Fora isso, pouco havia mudado.
A concentração de renda na economia fomentou a concentração de poder na política. Nisso a república brasileira consolidou-se como uma sociedade extrativista, na qual esse pequeno grupo se alimentava do poder político para manter inabalado seu poder econômico, dificultando qualquer forma de inovação ou de empreendedorismo.
Lá fora, por ouro lado, a diversificação dos negócios diluiu tanto o poder econômico como o político, e a inovação ganhou um papel relevante. “Inovação”, aliás, já virou uma palavra vazia, de tão mal usada. Então vamos aqui para um exemplo clássico. No Brasil, construímos nossas ferrovias com o intuito de escoar o café. Nos EUA, a malha ferroviária desenvolveu-se para transportar a produção de alimentos. Num segundo, para escoar petróleo, popularizado por John D. Rockfeller na segunda metade do século 19 (ainda como fonte de energia para lâmpadas de querosene, não para carros). E veio uma inovação de fato: tendo de pagar cada vez mais aos donos das ferrovias, John D. decidiu construir oleodutos. Aos donos das ferrovias, coube buscar novos clientes. E aí aconteceu uma inovação ainda mais importante.
As ferrovias acabaram fomentando o comércio à distância, que também estava nascendo no final do século19. Resultado: cem anos atrás, um americano típico já conseguia mobiliar a casa toda comprando produtos por catálogos, mesmo que morasse em uma cidade afastada. Numa cajadada só, isso bombou a demanda e a oferta de todo tipo de produto. Ou seja: ao mesmo tempo em que atiçava o comércio, isso diluía ainda mais o poder econômico – e, com ele, o poder político.

Como virar o jogo?
Para que a economia cresça você precisa unir trabalho (população), capital (máquinas, terras, equipamentos) e tecnologia (educação). A concentração de poder econômico e político joga contra os dois últimos fatores. É que ela gera aquilo que o pessoal da economia chama de “instituições extrativistas”. Estamos falando em leis escritas por quem se beneficia dessas mesmas leis, em governos que, via impostos, fazem com que os pobres banquem privilégios dos ricos, em uma educação que sói atende um pequeno grupo de privilegiados.
Tais instituições aniquilam a educação e dão um tiro de cara bina empreendedorismo. Ou seja: o capital continua fixo nas mãos da meia dúzia de sempre, além de perdermos a capacidade de produzir tecnologia.
Na prática, isso explica por que um americano médio produz quatro vezes mais riqueza que um brasileiro, ou por que alcançaremos apenas em 2026 a mesma produtividade que cada cidadão americano tinha no início da década de 1960.
Pudera. Em termos proporcionais ao PIB, investimos três vezes menos em educação básica do que a média dos países ricos, ao mesmo tempo em que gastamos mais do que a média em ensino superior. Na prática, seis em cada dez alunos que entram hoje, na USP estão entre os 20% mais ricos da população.
Ainda que de maneira invisível, fomentamos a manutenção da desigualdade e o extrativismo de renda de formas que vão bem além do furto que você sofre todos os dia soa pagar impostos para financiar Joesley Batista e cia.

Vendedores de matéria-prima.
Tudo isso ajuda a explicar por que os grandes produtos de exportação do Brasil sejam soja, minério de ferro, petróleo cru, carne, café e açúcar, enquanto os dos EUA são aviões, medicamentos, circuitos integrados. Ainda que não nos consideremos mais um país agrário, mantemos instituições idênticas ás dos nossos tempos de colônia, moldadas para perpetuar problemas. Enquanto a nossa educação for uma piada; nossos impostos, uma forma de transferir renda dos pobres para os ricos, e boa arte dos nossos políticos, meros capachos de grandes empresas, não vai ter ouro jeito: seguiremos na mesma, como um país desigual que vive para exportar matéria-prima. Vai um caldo de cana?

Questões do texto:
1. Quantas e quais as colônias britânicas na América do Norte e que formaram os Estados Unidos?
2. Como os EUA, o Brasil e as Antilhas, aproveitaram a riqueza gerada pelo comércio?
3. O que você entendeu como “círculo virtuoso”?
4. Como foi distribuída, no Brasil, a riqueza gerada pela cana de açúcar?
5. Como a república brasileira se consolidou, em oposição à república dos EUA (lá fora, no texto)?
6. Segundo o texto, para que Brasil e EUA construíram ferrovias?
7. Qual a consequência das ferrovias nos EUA?
8. Segundo o texto, qual a fórmula para virar o jogo econômico no Brasil?
8. Quem banca os privilégios dos ricos no Brasil e como acontece, segundo o texto?
9. O que o Brasil exporta? E os EUA, segundo o texto?
10. No texto, quem nasce nos EUA é chamado de “americano”. Você concorda ou discorda? E por quê?
11. Como a educação é tratada pelas elites brasileiras, segundo o texto?
12. Pesquise os sinônimos e conceitos que, para você são desconhecidos e que estão no texto.
13. Faça as biografias das personalidades a seguir: Frei Leonardo Boff – Milton Santos, geógrafo brasileiro – Frei Betto – Dom Paulo Evaristo Arns – Santo Agostinho – São Thomaz de Aquino – Aristóteles – Antônio Gramsci.

14. O que é Spoiler? E Meme? Para que serve um Meme?

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