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GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE
SANTA MARIA CENTRO DE
ENSINO MÉDIO 404 DE SANTA MARIA |
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DOSSIÊ DE HISTÓRIA – TEXTO 02 (DOIS) - 07 ABRIL DE 2022 |
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ALUNO: |
PROFESSOR: JOSÉ JORGE |
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SÉRIE: |
TURMA: |
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Escola sem partido.
(Severino Francisco – Correio Braziliense
– Crônica da cidade – publicada em 06abril2017).
Sob a suposta intenção de combater a doutrinação ideológica
marxista e a doutrinação de gênero, o movimento Escola sem partido pretende
impor a neutralidade dos professores em questões políticas, religiosas e
ideológicas. A proposta fere, obviamente, vários princípios da Constituição: a
liberdade de opinião, a liberdade de cátedra, o direito à pluralidade de ideias
e de propostas pedagógicas no ambientes de ensino.
Artigo publicado no site do movimento Escola sem partido nega aos
professores a condição de educadores e os reduz a mera função de “transmissores
de conhecimento”. Vamos a alguns exemplos. Lecionei durante quase 10 anos. Eu
pergunto: ao tratar, em sala de aula, da história brasileira, como permanecer
neutro em face da evidência de que o nosso país foi o último a abolir o
trabalho escravo no mundo e das consequências históricas de tal fato? Joaquim
Nabuco, o grande líder abolicionista, dizia: “O problema não é abolir a
escravidão; o problema é abolir a obra da escravidão”.
Como se manter neutro diante da constatação de que Hitler se
inspirou na estatuária grega para formular a confusa concepção própria de
eugenia, de raça supostamente pura, que desembocou na tragédia da cremação de
milhares de judeus durante o nazismo?
Ainda bem que a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa de
Alagoas foi brecada no STF pelo ministro Luís Roberto Barroso. No fundo, o
Escola sem partido tenta censurar o debate sobre questões contemporâneas e
históricas em sala de aula,. Uma escola sem partidos forma cidadãos destituídos
de consciência crítica, cidadãos alienados, que votam em políticos corruptos,
como a maioria que compõe o Congresso Nacional. Políticos que, mesmo sob a acusação de recebimento de propina, ainda têm
o desplante de cometer novo delito ao legislar projetos em causa própria para
anistiar seus crimes.
Com suas artimanhas e abuso de poder, eles poderão livrar-se da
punição do Judiciário, mas jamais escaparão do julgamento da História. Aparecerão
em todos os compêndios na condição e ladrões, de autores de falcatruas, de
meliantes de colarinho branco, de articuladores da corrupção sistêmica.
Escola sem
partido não forma um Gilberto Freyre, uma Cecília Meirelles, um Henfil, uma
Nise da Silveira, um Betinho, uma Clarice Lispector, um Joaquim Nabuco, um
Oscar Niemeyer, um Glauber Rocha, um Villa Lobos ou um Caetano Veloso. Todos
eles eram brasileiros críticos, rebeldes, inventivos, insubmissos.
Usando o texto acima como referência, responda:
1.
Qual o tema
central do texto?
2.
Qual a
intenção dos defensores da Escola sem partido?
3.
O que
pretende o movimento Escola sem partido em relação aos professores?
4.
O que a
proposta fere, objetivamente?
5.
O que a
Escola sem partido nega aos professores?
6.
Qual foi o
país, segundo o texto, a abolir, por último, escravidão?
7.
O que,
segundo o texto, a Escola sem partido tenta censurar?
8.
Você crê
que a sociedade brasileira é racista? Justifique.
9.
Você já foi
vítima de algum tipo de discriminação? Descreva.
10.
Você acha
que aprender História é importante? Justifique.
2. Pesquise o significado das palavras
abaixo, encontradas no texto.
1.
Doutrinação.
2.
Marxismo.
3.
Ideologia.
4.
Constituição.
5.
Cátedra.
6.
Pedagogia.
7.
Abolir.
8.
Movimento
abolicionista.
9.
Eugenia
10.
Alienado
11.
Consciência
crítica.
12.
Propina.
13.
Falcatruas.
14.
Corrupção
sistêmica.
15.
Insubmisso.
3. Faça uma biografia das personagens abaixo;
1.
Joaquim
Nabuco.
2.
Hitler
3.
Gilberto
Freyre
4.
Cecília
Meirelles
5.
Henfil
6.
Nise da
Silveira
7.
Betinho
8.
Clarice
Lispector
9.
Oscar
Niemeyer,
10.
Glauber
Rocha
11.
Villa Lobos
12.
Caetano
Veloso
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Respeito é palavra prática.